Eritrasma

O eritrasma é uma infecção que acomete as camadas superiores da pele e tem como agente etiológico a bactéria Corynebacterium minutissimum. Esta infecção afeta especialmente indivíduos adultos e diabéticos, ocorrendo com maior frequencia nos trópicos.

Do mesmo modo que uma infecção causada por fungos, o eritrasma tipicamente surge em regiões do corpo há contato direto de pele com pele, como é o caso das axilas, mamas, no vão dos dedos e virilha, principalmente nos homens, nos quais há contato da coxa com a bolsa escrotal, podendo alcançar o tronco e a região anal.

As manifestações clínicas caracterizam-se por apresentar manchas de coloração rosada, bem demarcadas, podendo tornar-se finamente escamosas e de coloração marrom.

O diagnóstico pode ser facilmente obtido, uma vez que a C. minutissimum apresenta um brilho característico de cor vermelho coral quando observadas sob luz violeta da lâmpada de Wood.

O tratamento desta patologia é feito por meio de antibióticos, como a eritromicina ou a tetraciclina, e uso de sabão antibacteriano. Após 6 a 12 meses de findada a infecção, esta pode recidivar, sendo, portanto, necessário um segundo tratamento.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/eritrasma/
http://www.manualmerck.net/?id=227&cn=1853
http://en.wikipedia.org/wiki/Erythrasma

Autor: Débora Carvalho Meldau