Câncer

doenças

Chamamos de câncer uma classe a qual pertencem mais de 100 doenças, que tem como característica básica o crescimento desordenado e irregular de células do corpo, que invadem outros tecidos (conjunto de células) e podem espalhar-se para outras regiões do organismo (metástase).

Em condições normais as células do nosso corpo crescem e se reproduzem por um processo conhecido como divisão celular, onde uma célula se divide e dá origem a duas células idênticas (mitose), este processo é o responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo ou pelo crescimento do indivíduo. Porém existem situações em as células sofre uma mutação e tornam-se cancerosas, essas células perdem a sua função e começam a se multiplicar rapidamente, invadindo e colonizando áreas reservadas para outras células. Esse crescimento celular descontrolado origina um novo tecido celular, que recebe o nome de tumor. O tumor está divido em duas classes:

Tumor benigno – as células que crescem e se multiplicam não tem a capacidade de invadir outros tecidos.

Tumor maligno – é o tumor formado células cancerosas que tem a capacidade de formar novos vasos sangüíneos, que as nutrirão e assim elas continuarão a crescer e se multiplicar desordenadamente. Através dessa multiplicação essas células invadem e destroem os tecidos celulares vizinhos.

As células cancerosas são menos especializadas do que as células sadias do nosso corpo e por isso ao invadirem os tecidos e começarem a substituir as células normais, os tecidos começam perder suas funções debilitando o órgão e tornando-o suscetível a infecções. Essas células cancerosas também podem chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e se espalhar para outros órgãos dando origem a outros tumores em locais diferentes. Esse processo de disseminação das células cancerosas no corpo recebe o nome de metástase.

Causas

O câncer não é uma doença contagiosa, ele pode se desenvolver em qualquer pessoa independente de idade e condição social, mas existem alguns fatores que podem colaborar com o seu surgimento:

- Pré-disposição genética – pessoas com histórico de câncer na família;
- Tabagismo – os fumantes tem mais possibilidades de desenvolverem a doença no pulmão, boca ou garganta;
- Consumir bebidas alcoólica em excesso, aumenta as possibilidades dessa doença no estômago ou boca;
- Ficar exposto ao sol excessivamente sem a devida proteção, pode desencadear câncer de pele;
- Distúrbio hormonal – provoca câncer de mama;
- Exposição à radiações – pode causar a leucemia;
- HPV (papillomavirus humano) – é um vírus que causa verrugas genitais está associado ao desenvolvimento do câncer do colo uterino;
- Hábitos alimentares inadequados, uma vida estressante e a exposição a alguns fatores como poluição, fumaça também estão relacionados com o surgimento dessa doença.

Tratamentos

Hoje a medicina oferece várias modalidades para o tratamento dos pacientes com câncer, onde eles podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto:

- Cirurgia – é o procedimento utilizado para a retirada do tumor;
- Radioterapia – é o procedimento que utiliza radiação para matar as células cancerosas, sendo que este causa também queimaduras nos pacientes durante o tratamento;
- Quimioterapia – utiliza a administração intravenosa de drogas, diluídas em soro, e tem como finalidade impedir a reprodução das células cancerosas levando-as a morte. Esta modalidade de tratamento é o que causa maior efeito colateral nos pacientes: Anemia, Náusea, Falta de apetite, Queda de cabelo, Aumento de peso, Problemas renais;
- Hormonioterapia – os tecidos da mama, próstata e endométrio, têm o seu crescimento regulado por hormônios, esse tratamento visa bloquear o crescimento desses tecidos, onde o tumor pode vir a diminuir de tamanho.
- Imunoterapia – manipula o sistema imunológico do paciente para que este seja capaz de destruir as células cancerosas.

Transplante de medula óssea é o tratamento dispensado para os pacientes com leucemia.

Com o avanço da medicina novos tratamentos estão surgindo, porém o mais importante para garantir uma boa saúde é a prevenção através de um estilo de vida saudável, sem estresse, com uma alimentação balanceada, e sem excessos com fumo e álcool, utilizar protetor e bloqueador solar. Exames de rotinas devem ser feitos sempre para que em caso de manifestação da doença esta seja detectada em sua fase inicial garantindo assim uma maior eficiência no tratamento.

Autor: Jocelaine