A anemia perniciosa, também conhecida como anemia de Addison, é uma forma de anemia causada pela carência de fator intrínseco necessária na absorção da vitamina B12 pelo trato gastrointestinal.
A falta da vitamina B12 resulta em anemia megaloblástica, apenas quando ocorre má absorção em consequência da falta de fator intrínseco é que essa anemia recebe o nome de anemia perniciosa. Este é um dos fatores relacionados com a epidemiologia do desenvolvimento do carcinoma gástrico.
Esta doença afeta todos os grupos étnicos. Entretanto, a maior incidência é encontrada em indivíduos do norte da Europa e escandinavos. É muito difícil que essa afecção surja antes dos 30 anos de idade, apesar da forma juvenil ocorrer entre crianças. Esta última forma manifesta-se em crianças antes dessas completarem 3 anos de idade.
As causas dessa doença são:
Os pacientes portadores da anemia perniciosa, assim como em outros tipos de anemia, irão apresentar baixos níveis de glóbulos vermelhos e, consequentemente, uma insuficiente oxigenação do organismo, levando a sintomas como fraqueza, fadiga, diarréia, língua lisa, adormecimento e formigamento das mãos e pés, icterícia, taquicardia, cefaléia, tontura, falta de ar, irritabilidade, confusão e depressão.
O diagnóstico é feito através da endoscopia digestiva, do teste de Schilling (realizado como diagnóstico diferencial da anemia megaloblástica) e hemograma com VCM (volume corpuscular médio) aumentado.
O tratamento consiste na administração de injeções mensais de vitamina B12.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_perniciosa
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000569.htm
http://www.tuasaude.com/anemia-perniciosa/
http://www.comofazertudo.com.br/sa%C3%BAde-e-boa-forma/como-reconhecer-e-tratar-anemia-perniciosa