Amigdalite

Amigdalite ou Amidalite é uma doença infecciosa que acomete as amígdalas (órgão de defesa), que estão localizadas próximo a base da língua.

Existem três tipos distintos de amigdalite:

  • Aguda: pode ser causada por vírus ou bactéria;
  • Subaguda: esta pode durar de 3 semanas a 3 meses, sendo sua etiologia a bactéria Actinomyces sp.;
  • Crônica: este tipo pode durar muito tempo caso não seja tratada e quase sempre possui etiologia bacteriana.

Os sintomas apresentados pelo paciente são: coceira e dor na garganta, dificuldade de deglutir, falta de apetite, tosse irritativa, febre, mal-estar, vermelhidão na garganta, mau hálito, algumas vezes, inchaço dos linfonodos do pescoço e da mandíbula; pode também haver a presença de um exudato purulento.

O diagnóstico é feito por um médico através da anamnese onde é identificado vermelhidão ou a presença de placas brancas, linfonodos do pescoço infartados. Amostras de tecido inflamado podem ser coletadas para análise bacteriológica.

O tratamento é feito, normalmente, com a combinação de antibióticos nos casos de amigdalite causada por bactéria. É recomendado também o repouso e uma alimentação mais leve, com muito líquido e vitamina C. Os sintomas podem ser minimizados com o uso de analgésicos combinados com antiinflamatórios, gargarejos com água com bicarbonato ou solução com aspirina. Pastilhas e xaropes são recomendados, pois estimulam a secreção salivar e nela estão presentes os anticorpos de defesa do organismo contra agentes infecciosos. Em casos crônicos, pode ser recomendada a retirada cirúrgica das amígdalas.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/amidalite.html
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/328/amidalite
http://www.saudesaude.com.br/doencas/amidalite.htm
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/investigative-medicine/259891-amigdalite/

Autor: Débora Carvalho Meldau