O termo ambliopia (derivado do grego, onde "amblios" = fraco, embotado; "ops" = ação de ver, visão) e significa "visão fraca" ou "olho vago".
A ambliopia traduz-se em uma diminuição da acuidade visual produzida por um desenvolvimento anormal em idades precoces da vida, que não pode ser direta ou exclusivamente relacionada a anomalias oculares ou das vias ópticas. Mesmo que possa existir doença oftalmológica orgânica, esta é geralmente insuficiente para explicar o nível de visão.
Vulgarmente denominada de "olho preguiçoso", essa afecção pode variar de leve a severa, sendo normalmente unilateral, mas em raros casos, pode afetar ambos os olhos. Esta é a causa mais frequente de perda visual monocular durante a infância e em adultos jovens.
Deve ser feita a diferenciação ente ambliopia funcional e ambliopia orgânica, sendo que esta última refere-se à baixa visão causada por anomalias estruturais do olho ou cérebro, tais como atrofia óptica, cicatrizes maculares ou anóxia cerebral que são independentes da estimulação sensorial. A ambliopia funcional tende a ser reversível quando tratada precocemente na infância, enquanto que a ambliopia orgânica não melhora.
Estabelecem-se os seguintes tipos de ambliopia, que varia de acordo com a causa responsável pelo surgimento do problema:
O tratamento mais conhecido é a oclusão do olho de melhor visão, sendo que as ambliopias que não são tratadas até os 8 anos de idade são consideradas irreversíveis. O tempo de oclusão irá variar com a idade e do paciente e intensidade do problema.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambliopia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?19
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=7
http://www.antonioramalho.com/direscrita/ficheiros/AMBLIOPIA.pdf
http://www.portaldaretina.com.br/home/doencas.asp?cod=2