Você já deve ter ouvido falar que em nosso intestino vivem milhares de bactérias. Esses seres vivos invisíveis são muito importantes para o bom funcionamento do organismo, pois ajudam na absorção de nutrientes e contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico. Cientistas acreditam que uma microbiota (ou flora intestinal) equilibrada ajuda a evitar não só doenças comuns no dia a dia (como gripes, resfriados, e infecções), mas também problemas cardíacos, obesidade, câncer e Parkison.
Para manter a população de micro-organismos benéficos sempre em alta no intestino, você deve se alimentar de maneira mais natural possível (comer frutas, verduras e legumes). Além disso, pode incluir em seu cardápio alimentos que possuem essas bactérias boas, os chamados probióticos. Um deles é o kefir. Originários das montanhas Caucasianas da Rússia, os grãos de kefir são compostos por colônias de lactobacilos e leveduras. Para se ter ideia da potência do alimento, ele carrega 37 tipos de probióticos, enquanto o iogurte tem somente três grupos de bactérias.
MAIS
Use a cabeça para perder peso
5 alimentos que aceleram a recuperação muscular
Bebidas vegetais que garantem mais saúde e performance
Como usar
O kefir pode ser cultivado em água, suco de uva ou em leite. Você deve deixá-lo por, pelo menos, 12 horas (e no máximo três dias) em um desses líquidos para obter uma bebida fermentada, que contribui para a estabilidade bacteriana intestinal: colonizando a mucosa do órgão e equilibrando a flora. Tudo isso ajuda na melhora da digestão e absorção de nutrientes. “Quem corre pode se beneficiar muito com o uso diário do kefir. Seu auxílio para o funcionamento do intestino faz com que o metabolismo fique mais eficiente”, aponta Lenina Matioli, médica nutróloga especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia, da Clínica Juvy, em Taubaté. O resultado? Além de garantir um aporte de energia para o exercício, a recuperação muscular é feita de forma mais equilibrada e eficiente.
De acordo com Patrick Rocha, médico especialista no tratamento de pacientes com sobrepeso e diabetes, ao cultivar o kefir no leite você obtém um alimento probiótico rico em proteínas e gorduras saudáveis. O mais indicado é preparar a bebida com leite integral e sem ser paustorizado, pois as bactérias do kefir se alimentam de lactose e gordura. As colônias do kefir são conseguidas por doação de uma pessoa à outra. Com uma simples pesquisa na internet você consegue encontrar alguém próximo a você. Veja a seguir como é fácil preparar a bebida:
Leite de kefir
– Despeje 750 ml de leite (não fervido) em uma jarra de vidro de boca larga, com capacidade para 1 litro.
– Coloque uma colher de semente de kefir no leite.
– Cubra a jarra com um pano e prenda-o com um elástico
– Deixe o recipiente fora da geladeira, em local arejado, por pelo menos 12 horas (e no máximo três dias).
– Utilize um coador para separar os grãos de kefir do líquido.
– A bebida está pronta. Você pode consumi-la pura ou batida com frutas.