Dizem por aí que gordura faz mal à saúde. Mas, na realidade, não é bem assim. Existem mesmo gorduras que atrapalham o bom funcionamento do organismo, pois aumentam o nível de colesterol ruim no sangue e, por tabela, os riscos de problemas cardíacos – são as saturadas, que geralmente estão nos alimentos de origem animal, como carnes e leites. Porém, acredite, tem gordura que faz um tremendo bem ao corpo: as mono e poli-insaturadas são fonte de energia e essenciais para a absorção de algumas vitaminas. Elas não prejudicam as artérias e ainda ajudam a tirar de circulação o colesterol ruim.
E onde estão essas gordurinhas do bem? As monoinsaturadas encontram-se no óleo de canola, no azeite de oliva e nas frutas oleaginosas, como caju, amendoim, amêndoa, castanha e avelã. Já as poli-insaturadas você encontra nos óleos de soja, milho e girassol (ricos em ômega-6) e nos peixes de água fria (como salmão, sardinha, truta e no bacalhau, fontes de ômega 3. Mesmo consideradas benéficas, não dá para exagerar no consumo – o lema, quando se trata de alimentação, é manter o equilíbrio – sempre!
A DIFERENÇA ENTRE AS GORDURAS
Saturada – derivada de produtos de origem animal. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo. Ela é considerada uma gordura prejudicial para o organismo, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL), podendo causar problemas cardiovasculares.
Insaturada – são as gorduras boas. As insaturadas têm origem principalmente vegetal, mas estão em alguns peixes também. Estão presentes em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha-do-Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos. Elas diminuem as taxas de colesterol ruim (LDL). Porém, consumidas em excesso, podem causar doenças coronarianas.