Perder peso, correr os primeiros 10 km, completar uma maratona, quebrar um recorde pessoal ou levar uma vida mais saudável. Não importa qual é seu objetivo na corrida, para alcançá-lo, é fundamental você se alimentar bem. Uma dieta equilibrada garante ao corpo energia durante os treinos, além de fornecer nutrientes necessários para reparar o organismo depois do exercício e permitir que seu condicionamento evolua. Aqui, listamos alguns alimentos que não podem faltar no seu cardápio para obter melhores resultados na corrida.
1 – AÇAÍ
Altamente energética, a fruta é fonte de vitamina B1. “O nutriente atua na oxidação do açúcar no organismo. Ele ajuda a liberar glicose no sangue e garante o bom fornecimento de combustível durante a atividade física”, explica Priscila Gomes Vieira, nutricionista esportiva em São Paulo, criadora da página Eva Nutri. A vitamina B1 também aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue, o que auxilia na construção muscular e potencializa a capacidade do organismo em transportar oxigênio (elemento fundamental para o bom desempenho em esportes aeróbicos, como corrida).
“O açaí ainda é rico em substâncias bioativas como carotenoides, antocianinas e compostos fenólicos, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, afirma Tiago Carnevale, nutricionista esportivo da Estima Nutrição, em São Paulo. Elas ajudam a minimizar dores pós-treino e combatem os radicais livres (causadores de fadiga, envelhecimento precoce a alguns tipos de doenças).
1 – Açaí 2 – Beterraba 3 – Chá-verde 4 – Abacaxi 5 – Batata-doce 6 – Arroz integral
7 – Ovo 8 – Azeite 9 – Salmão 10 – Iogurte 11 – Peito de frango 12 – Brócolis
13 – Morango 14 – Feijão 15 – Abacate 16 – Sementes Oleaginosas 17 – Água